terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tartu (Estónia)





Estónia (esquerda); Tartu(direita)
Fica como curiosidade para todos de LERF, o sítio para onde foram de Erasmus os representantes de LERF e nossos colegas.
Tartu
Tartu (Dorpat, em alemão e sueco; Tērbata, em letão; Тарту, em russo) é a segunda maior cidade da Estônia e capital do Condado de Tartu. Na Estônia, é considerada a capital universitária do país, devido à localização da conceituada Universidade de Tartu. Tartu se situa 186 km ao sudeste de Tallinn, a capital da Estônia, e é considerada o centro da região sul do país. O Rio Emajõgi, que conecta os dois maiores lagos do país, atravessa a cidade, que em 2004 possuía 101.297 habitantes.
Universidade de Tartu
A Universidade de Tartu (em estoniano: Tartu Ülikool; em alemão: Universität Dorpat) é uma universidade clássica na cidade de Tartu, Estônia. Considerada por muitos estonianos como a "universidade nacional" do país, ela pertence ao Grupo Coimbra e foi fundada pelo rei Gustavus Adolphus da Suécia em 1632.
Grupo Coimbra
O Grupo Coimbra, fundado em 1985 e formalmente constituído por alvará em 1987, é uma rede de universidades europeias que congrega trinta e nove universidades, algumas das quais estão entre as mais antigas e mais prestigiadas da Europa.
O grupo adquiriu o seu nome a partir da cidade de Coimbra, em Portugal, e da universidade lá localizada, por sinal uma das mais antigas da Europa. A Universidade de Coimbra celebrou o seu 700º aniversário no mesmo ano em que o grupo foi fundado.
Links:

Sem comentários: