quinta-feira, 12 de julho de 2012

Notas: Reavaliação P.F.

http://depositfiles.com/files/2bxwdty0l

Seminário “Que Futuro para a Nossa Floresta?”

Seminário “Que Futuro para a Nossa Floresta?”  
Cantanhede no dia 27 de Julho de 2012

A Floresta Nacional vive atualmente um momento de profunda agitação, provocado por várias ocorrências (redução das rentabilidades do sector, alteração dos hábitos de consumo, alterações climáticas, etc.), que em conjunto colocam em causa a continuidade da Floresta como hoje a conhecemos.

No Centro Litoral, onde o Pinheiro bravo é desde há muitas décadas, a espécie mais representativa da região, a realidade é ainda mais assustadora em virtude da ação do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP). Esta praga, que está a dizimar o pinhal da Região, mostra-se incontrolável num futuro próximo, o que poderá significar a destruição de muita da nossa Floresta e da riqueza associada a esta espécie.

 É importante ter presente, que o Pinheiro bravo tem sido a espécie que assume maior importância económica e social na região, dada a quantidade de indústria e emprego que a ela está associada (empresas madeireiras, serrações, industria de mobiliário, etc).

Neste contexto e perante a constatação que é necessário reunir os agentes do sector (produtores florestais, profissionais, industriais, etc.) para apresentar e discutir em conjunto, quais os desafios e as oportunidades que se colocam à Floresta da Região, a OFA - Organização Florestal Atlantis, Associação de Desenvolvimento Florestal, decidiu organizar no próximo dia 27 de Julho, o Seminário “Que Futuro para a Nossa Floresta?”.
Este Seminário, que se realizará na Biblioteca Municipal de Cantanhede conta com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e está integrado na programação do Dia da Floresta da XXII EXPOFACIC.

A entrada é gratuita, estando a participação limitada ao número de lugares sentados do auditório.