domingo, 21 de março de 2010

Silvicultura (2º ano)

Aviso

O teste terá lugar ás 11h00 para a primeira turma e ás 13h00 para a segunda turma na sala onde habitualmente temos aulas.

Dia Mundial da Floresta - Paisagem Cultural de Sintra - maravilha natural

Para finalizar estes três post especiais neste dia mundial da Floresta, de seguida fica-se a conhecer a 3ª candidata ás 7 maravilhas naturais, na categoria Florestas e Matas.


No século XIX, Sintra tornou-se o primeiro centro da arquitectura romântica da Europa. O rei Fernando II transformou um mosteiro em ruínas num castelo, onde a nova sensibilidade é visível no uso de elementos ao estilo gótico, egípcio, mourisco e renascença, e na criação de um parque com espécies de árvores locais e exóticas. Outros locais próximos de Sintra oferecem combinações únicas de parques e jardins que muito influenciaram a arquitectura paisagista europeia.
Ver também: Lista de património edificado em Sintra

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem_Cultural_de_Sintra



Dia Mundial da Floresta - Floresta Laurissilva da Madeira - maravilha natural

Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical a temperada, composta maioritariamente por árvores da família das lauráceas e endémico da Macaronésia, região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. Possui maior expressão nas terras altas da ilha da Madeira, onde se encontra a sua maior e mais bem conservada mancha, tendo sido considerada em 1999 pela UNESCO como Património da Humanidade, ocupando aí uma área de cerca de 15.000 hectares. Na laurissilva as plantas mais comuns são as lauráceas como o loureiro (Laurus novocanariensis), o vinhático (Persea indica), o til (Ocotea foetens), e o barbusano (Apollonias barbujana). É um dos habitats, no mundo, com maior índice de diversidade de plantas por km²[carece de fontes?]. A palavra laurissilva deriva do latim Laurus (loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque).


Dia Mundial da Floresta - Buçaco a Maravilha Natural

Neste dia Mundial da Floresta, o Blogue LERF dá a conhecer esta candidata as 7 maravilhas naturais de Portugal, terra onde um dia, um Senhor chamado Fernando Páscoa, nasceu.



A Serra do Buçaco ou Serra do Bussaco, as duas grafias são aceites, em tempos foi também chamada serra de Alcoba, é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude na zona do marco geodésico, situado no seu planalto, e não no miradouro da Cruz Alta, como erradamente é referenciado e com a orientação NO - SE que começa na zona do Ninho de Águia e termina na famosa Livraria do Mondego. Abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua, Penacova e na sua extensão contém a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), o conjunto de moinhos de vento da Portela da Oliveira, o santuário da Senhora do Monte Alto e parte da Livraria do Mondego, os três em Penacova. É também nesta serra que são captadas as águas do Luso e Caldas de Penacova.
A mata que existe ainda hoje na Serra do Buçaco foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII; os Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz do Buçaco, destinado a albergar essa ordem monástica, e que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal. Presentemente, no seu lugar existe o Hotel Palace Buçaco.
A Mata Nacional do Buçaco, considerada área protegida, possui espécies vegetais do mundo inteiro, algumas gigantescas, além do mundialmente célebre cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica).
Foi nesta serra que se travou a batalha do Buçaco em 1810, entre as forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por André Massena, de outro.
Para votarem nesta Maravilha Natural -» http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/votacao
Blogue LERF, aos 21 de Março de 2010.

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, 21 de Março