quinta-feira, 1 de abril de 2010

Blogue LERF: "24 horas de Cultura"




Percursos da Natureza de Coimbra


Mata da Escola Superior Agrária de Coimbra





Situada nas freguesias de São Martinho do Bispo e de Santa Clara, em pleno vale da Ribeira dos Covões, afluente da margem esquerda do Rio Mondego. O espaço da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), também designado por Quinta do Bispo ou Quinta de S. Martinho, é possuidor de um importante património histórico-cultural.
A Mata da Escola Superior Agrária de Coimbra revela ao visitante uma grande diversidade florística, reflexo das variadas condições edafo-climáticas presentes. O património natural é constituído por vários biótopos de elevado valor ecológico. Estes bosques albergam também uma diversidade de flora e fauna riquíssima, cuja importância é elevada no contexto local e regional. Nos inventários florísticos realizados na mata foram identificadas mais de duas centenas de espécies de plantas vasculares.
Além da elevada biodiversidade da mata é, ainda, de salientar a presença de diversos taxa com valor para a conservação, como é o caso da norça-preta (Tamus communis), espécie endémica da Península Ibérica, do abrunheiro-bravo (Prunus spinosa), endemismo de Portugal Continental, da viçosa gilbardeira (Ruscus aculeatus) e da Scrophularia grandiflora subsp. grandiflora, ambas presentes no Anexo B-V da Directiva Habitats.
A Quinta do Bispo é um dos pulmões mais importantes de Coimbra, constituindo um dos seus principais espaços de lazer, para além da riqueza florística e faunística, oferece aos seus visitantes cenários paisagísticos de grande qualidade, trilho de natureza na mata de quercíneas, espaço museológico, património classificado, parque de merendas, contacto com a Ciência e acções de educação e sensibilização ambiental.
Os bosques da Mata da Escola Superior Agrária de Coimbra albergam também uma diversidade de flora e fauna riquíssima, cuja importância é elevada no contexto local e regional. Nos inventários florísticos realizados na mata foram identificadas mais de duas centenas de espécies de plantas vasculares. Mais Destaques »


(Sugestões para o espaço '24horas de cultura' para o mail do Blogue LERF -» lerf.esac.ipc@gmail.com)